Comunicação em startups: as 3 principais estratégias

Comunicação em startups: as 3 principais estratégias

Implementar estratégias para a comunicação de startups é uma tarefa muito importante, pois, por meio delas, sua empresa conseguirá se posicionar corretamente, vender mais produtos, criar uma marca mais forte e estabelecer-se de maneira competitiva no mercado.

Por isso, neste texto, falaremos sobre 3 das principais estratégias para você utilizar em sua startup. Está interessado? Então venha com a gente!

Principais estratégias de comunicação de startups

Antes de entrarmos no detalhamento das principais estratégias, vale dizer que a primeira coisa a fazer é estabelecer os objetivos de comunicação. Eles devem estar alinhados aos objetivos de negócios, que, no caso de uma startup, costumam estar relacionados ao alcance de mais clientes, em menos tempo e com pouco custo.

Para estabelecer objetivos de comunicação, leve em conta o quanto a área pode contribuir para os objetivos de negócios, como aumentar em 15% o número de leads em 3 meses.

Vamos falar, aqui, sobre 3 estratégias digitais de comunicação que auxiliam no aumento de tráfego, de leads e, consequentemente, de vendas. Acompanhe!

1. Utilização de guest posts para atração de clientes

Os guest posts (posts de convidados) são utilizados em sites normalmente relacionados ao seu nicho. Por exemplo: uma empresa do setor automotivo pode fazer guest posts em sites de peças automotivas, corridas, esportes automotivos, jogos, eventos, marcas de carros, etc.

Esse modelo é muito usado por empresas que almejam alcançar uma nova audiência e posicionar-se como autoridade na Internet. Algumas das principais vantagens dessa estratégia são o reconhecimento de marca e a melhoria de seu posicionamento nos motores de busca.

Esse tipo de estratégia pode não aumentar tanto o tráfego de um site, porém, tem grande impacto em conversão, uma vez que os usuários que acessam o site por conta de um guest post em páginas relacionadas já têm um potencial interesse no assunto e na oferta.

Para o acompanhamento dos resultados, analise especialmente os compartilhamentos, as curtidas nas redes sociais e os comentários.

2. Criação de conteúdo em vídeo

Vídeos são poderosos na hora de despertar emoções e construir uma relação de confiança. Isso acontece pois os recursos audiovisuais facilitam a forma de entregar a mensagem, sendo possível trabalhar melhor as emoções das pessoas por meio das imagens, das músicas e da história contada de maneira lúdica.

Essa estratégia é muito usada para melhorar o posicionamento no Google, aumentar as vendas e elevar a credibilidade da marca. Além disso, quando bem trabalhados, os vídeos são facilmente compartilháveis e podem se tornar um conteúdo viral, captando a atenção de mais pessoas.

O monitoramento pode ser feito pelo acompanhamento das visualizações, da taxa de conversão, do engajamento etc.

3. Incorporação do marketing de conteúdo ao material educativo

Educar seu público-alvo por meio de conteúdo relevante, original e de qualidade é muito importante para aumentar o tráfego de seu site, transformar visitantes em leads e, futuramente, em clientes fiéis. Qualquer startup que deseje se destacar no ambiente digital, aumentar as vendas e tornar-se mais conhecida deve levar em conta essa estratégia.

Para isso, pesquise os interesses de seu consumidor e lembre-se de oferecer conteúdos educativos e não comerciais. As pessoas não querem propagandas apenas, mas desejam se informar sobre soluções para resolverem seus problemas e alcançarem seus objetivos.

Para avaliar os resultados, analise a origem do tráfego, o número de visitantes, o tempo de permanência, os comentários e as conversões.

A comunicação de startups deve ser trabalhada corretamente logo no início das operações, pois estratégias bem implantadas auxiliam no crescimento rápido e sustentável da empresa.

As estratégias de comunicação voltadas para o digital costumam gerar efeitos mais rápidos e com menos investimentos financeiros.

Você gostou deste texto sobre estratégias de comunicação de startups? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

siga-nos em nossas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *