Como evitar estes 5 erros em sua estratégia de Marketing Digital?

Como evitar estes 5 erros em sua estratégia de Marketing Digital?

Evitar erros básicos em uma estratégia de Marketing Digital é tão importante quanto implementá-la. O simples fato de ter uma estratégia não significa traçar um rumo ao sucesso. 

Alguns erros são muito comuns e passam despercebidos aos olhos poucos treinados com a metodologia do Marketing Digital. Por isso, hoje traremos 5 erros que não podem existir em suas estratégias.  

1. Não conhecer o seu público 

Esse é um dos principais erros porque influencia diretamente em todos os outros. Quando alguém decide investir no Marketing Digital, há muita vontade de aprender e colocar ideias em prática para logo ver os resultados.

Mas isso é um problema. Não adianta executar ideias e produzir conteúdo sem saber, ao certo, quem é a persona e o público-alvo. Só depois de analisar e conhecer o público por meio de pesquisas e entrevistas, será possível entender o que o cliente precisa e como o produto vai ajudá-lo. 

2. Não realizar um planejamento

Depois de ter traçado a persona e o público-alvo, é o momento de realizar um planejamento. Muitas pessoas acreditam que essa parte da documentação — colocar ideias e objetivos registrados em planilhas ou plataformas de gestão — é demorada e irrelevante no trabalho.

No início, planejar pode parecer complicado, mas depois que várias ações estiverem acontecendo simultaneamente, o planejamento economizará tempo e impedirá que os mesmos erros sejam cometidos. 

Imagine a seguinte situação: você cuida da parte de comunicação de uma rede de hotéis. A rede possui 5 unidades em cidades diferentes e você precisa produzir a mesma quantidade de conteúdo para cada local.

É necessário pensar na periodicidade de postagem para que um hotel não ganhe mais destaque do que outro, os temas não sejam repetidos e as datas importantes de cada local não sejam esquecidas. Percebeu como o planejamento é importante? 

3. Não produzir conteúdo qualificado 

Persona identificada e planejamento realizado. Agora, é necessário produzir vários posts na semana e falar sobre o assunto que está em alta. Trabalho concluído, certo? Porém, esse é outro grande equívoco em uma estratégia de Marketing Digital.

Planejar é difícil, mas planejar um conteúdo qualificado é pior ainda. Deve-se pesquisar sobre possíveis temas para o blog, testar palavras-chave no Google, pensar na periodicidade de conteúdo etc.

Lembre-se: quantidade não é sinônimo de qualidade e o Google sabe disso. Identificar realmente o que o usuário quer ler e pelo que ele se interessa leva tempo, mas traz resultados.

4. Não investir adequadamente

Antes de realmente investir no Marketing Digital, é preciso investir para que o Marketing seja bem executado. Uma empresa que deseja começar a trabalhar com o e-commerce não pode começar o projeto sem um site e um sistema adequado, por exemplo.

As redes sociais são uma parte do Marketing Digital. Para que o resultado seja alcançado, o site, o blog e as redes sociais precisam ser bem desenvolvidas e caminharem juntas.

5. Não mensurar os resultados  

Não adianta colocar o planejamento em ação sem traçar metas, KPIs e objetivos. Seja semanal, quinzenal ou mensal, é preciso fazer relatórios de cada métrica e compará-los ao período anterior.

Esqueça das métricas de vaidade que aumentam o ego da empresa, mas, na prática, não trazem resultados. Por fim, aprenda com os erros. É normal que eles aconteçam e é importante que sejam identificados para a melhoria do processo. 

Gostou das dicas para não errar mais na estratégia de Marketing Digital? Quer alguma ajuda para não cometer esses e outros erros? Deixe seu comentário no post que iremos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *