Afinal, como calcular o ROI do marketing?

Afinal, como calcular o ROI do marketing?

Um dos grandes desafios para quem trabalha com marketing é comprovar o valor do seu esforço e trabalho. Afinal, certas coisas não são tão simples de se mensurar e, muitas vezes, a falta de resultados, números e dados explícitos pode prejudicar uma equipe inteira de marketing, além de gerar falta de reconhecimento, que também é muito comum.

Com a evolução das ferramentas utilizadas em campanhas de marketing digital, porém, essa situação mudou e, agora, é muito mais fácil mensurar os investimentos, gastos e, mais importante, o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Ou seja, apresentar o que o seu trabalho está rendendo para a empresa ficou mais simples.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo para entender a importância de calcular e avaliar o ROI do marketing constantemente. Além disso, vamos abordar como você pode otimizar os retornos gerados para a sua empresa e como a contratação de uma agência especializada pode ajudar nessa tarefa. Confira!

O que é e como calcular o ROI?

O Retorno Sobre Investimento é o cálculo que aponta o quanto a sua empresa está recebendo – ou perdendo, na pior das hipóteses – de acordo com cada investimento realizado. Geralmente, ele é feito de forma abrangente, pegando diferentes áreas, porém, o ideal é realizar o cálculo em cada área específica, o que diminui as chances de erro e aumenta a precisão dos resultados.

A fórmula é simples: basta somar todos os custos que você teve para conseguir alcançar os seus objetivos – pode ser o número de leads ou de conversões, por exemplo –, subtrair pelo total gerado pela estratégia adotada e dividir pelo investimento realizado.

Portanto, é preciso estar constantemente monitorando o ROI para avaliar quais ações ou ferramentas utilizadas estão funcionando e quais precisam ser otimizadas para garantir os melhores resultados para a sua empresa. Com a análise regular desse valor, fica mais fácil identificar os gargalos das suas estratégias de marketing

Como otimizar o ROI do marketing?

O ponto principal para otimizar o ROI do marketing da sua empresa é o monitoramento constante dos dados para identificar o que está funcionando e, quando não estiver, adotar as estratégias rapidamente para mudar o rumo de algum investimento e evitar maiores perdas para a empresa.

A análise constante das informações e métricas geradas é a melhor forma de otimizar o retorno para o seu negócio.

Como uma agência especializada pode ajudá-lo?

Separar qual foi o custo de uma determinada estratégia, por exemplo, nem sempre é simples de se fazer e o resultado final pode não passar o valor real do retorno sobre aquele investimento. Portanto, contratar uma agência especializada no assunto pode ser fundamental para garantir números reais e, consequentemente, análises que, de fato, otimizem os resultados da sua empresa.

Neste artigo, citamos a importância de ficar atento ao cálculo constante do ROI do marketing para conseguir analisar e avaliar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser aprimoradas. Além disso, abordamos algumas técnicas para ajudá-lo a otimizar o seu ROI e a identificar qual ajuda uma agência especializada pode oferecer para o seu negócio.

Conseguimos sanar as suas dúvidas sobre o assunto? A gente espera que sim! Para receber mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e fique sabendo assim que um novo texto for publicado em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *