5 dicas para fazer uma boa gestão de marketing

5 dicas para fazer uma boa gestão de marketing

Trabalhar o marketing com eficiência tem sido um dos grandes desafios de quem administra uma empresa, principalmente quando não se é especialista no assunto. Por ser um setor muito relevante, é fundamental fazer uma boa gestão de marketing e, para isso, não necessariamente precisa ser mestre no assunto.

Estruturar um bom setor de marketing faz a diferença no resultado de qualquer negócio. Afinal, a responsabilidade dele é atrair e reter clientes para a empresa. Você pode fazer essa gestão com o apoio de uma agência. Mas, para dar certo, é preciso que as duas organizações mantenham um bom relacionamento.

A seguir, falaremos sobre isso e apontaremos dicas para uma boa gestão de marketing. Confira e boa leitura!

1. Informe-se sobre as melhores ações a investir

Há uma grande quantidade de ações distintas que você pode tomar ao fazer campanhas de marketing. Porém, uma dica é se informar a respeito daquilo que funciona melhor para a sua empresa.

Como fazer isso? Observando as ações que têm sido produtivas e improdutivas para os concorrentes. Então, procure ler sobre o funcionamento de cada ação e conheça o seu retorno financeiro e a aplicação no dia a dia.

2. Concentre-se nas coisas que não mudam

Mesmo que as tendências mudem, novos jargões e padrões surjam para assustar aqueles que não são especialistas em marketing, lembre-se de que o propósito desse setor é atrair pessoas.

Portanto, em vez de pensar em tudo o que você não sabe sobre a área, tente se concentrar naquilo que não se modifica. Por exemplo, oferecer produtos de qualidade e um atendimento impecável que levem os clientes a recomendarem a sua marca. Afinal, isso também é marketing!

3. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo

Pode ser que você encontre cerca de 30 ações de marketing e diga à equipe que pode começar a executar hoje mesmo, o que não é nada surpreendente.

Mas é preciso ter calma nesse momento, pois gestão de marketing é muito parecida com uma receita de bolo. Isso quer dizer que, em vez de você colocar todos os ingredientes de qualquer maneira na batedeira e levar para assar, é preciso seguir uma ordem e respeitar as quantidades de cada ingrediente.

Assim ocorre com a gestão de marketing, uma vez que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo. Então, procure listar as prioridades e colocá-las em execução aos poucos.

4. Considere fatores além do preço

É fundamental optar também pelas táticas de custo baixo, pois trazem retornos satisfatórios. São recomendadas para aqueles que pretendem alavancar uma empresa pequena, mesmo que não haja um grande capital disponível.

No entanto, não decida recorrer a essas táticas apenas pelo baixo custo, mas porque garantem um ótimo custo-benefício e por serem possíveis de aplicar no dia a dia.

5. Acompanhe o retorno de cada investimento

A última dica é fazer um acompanhamento de todos os investimentos, mesmo que eles sejam bem pequenos. Ao fazer isso, você vai saber o que realmente funciona e, se for o caso, poderá realizar os ajustes necessários na sua gestão de marketing.

Além disso, acompanhar as métricas faz uma grande diferença no momento de tomar decisões com sabedoria, em vez de trabalhar e opinar apenas com a intuição.

Por fim, entenda que o cliente e a agência devem cumprir responsabilidades assim que firmam um plano de marketing e um contrato. A agência vai precisar do cliente para colocar o trabalho em ação, enquanto o cliente tem o direito e, claro, deseja acompanhar os resultados das campanhas. Logo, essa relação tem que ser clara e transparente a respeito de questões como:

  • ferramentas empregadas;
  • recursos disponíveis;
  • possíveis melhorias;
  • prazos.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de marketing, mesmo sem precisar ser especialista no assunto, conte com uma empresa séria que vai traçar planos, identificar oportunidades e apresentar resultados produtivos. Em pouco tempo, a sua empresa vai realizar campanhas de sucesso!

Gostou dessas dicas para a sua gestão de marketing? Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo? Então deixe o seu comentário no texto e compartilhe a sua opinião conosco e com os demais leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *