4 indicadores para avaliar sua estratégia de Marketing Digital!

4 indicadores para avaliar sua estratégia de Marketing Digital!

Há algum tempo sua empresa vem investindo em ferramentas de marketing digital, porém você sente que falta algo para atingir resultados mais eficientes? Quem sabe a peça-chave para o sucesso das ações seja dar mais atenção aos indicadores de Marketing Digital.

Afinal, uma boa estratégia deve ser feita de forma completa. De nada adianta criar diversas campanhas sem saber quais foram os resultados de cada uma delas. Além de não haver um direcionamento para as próximas ações, o que pode ser um verdadeiro “tiro no escuro”, nunca se sabe se aquele investimento está valendo a pena.

Acredita que esse possa ser o seu caso? Então acompanhe o nosso post e conheça alguns indicadores importantes para medir resultados. 

Antes de mensurar, defina objetivos

Para que seja possível medir resultados, é preciso que o setor de Marketing defina quais são os objetivos de cada campanha, como atrair, conquistar ou fidelizar clientes. Dessa forma, no momento de estudar quais ações deram mais certo e aquelas que precisam ser reavaliadas, as metas e prazos previamente definidos estarão bem claros.

Além disso, é importante escolher quais ferramentas de análise serão utilizadas. Existem diversas opções, desde as mais genéricas até aquelas voltadas para ações específicas.

Conheça 4 indicadores de Marketing Digital

Agora que mostramos a importância da mensuração de resultados, confira 4 indicadores importantes para os negócios:

1. ROI – Return on investiment

O ROI, ou, em português, retorno sobre o investimento, é um dos principais, senão o mais importante, indicador para medir resultados, pois ele mostra quais ações realmente estão trazendo lucro para a empresa. 

Seu cálculo é muito simples:

ROI = receita – custo do investimento/custo do investimento

Ele pode ser medido para descobrir o retorno de campanhas completas ou ações individuais, e também pode ser dividido pelos canais on-line nos quais o seu negócio atua.

2. Taxa de Conversão

Esse indicador mostra o número de visitantes que se tornaram leads, ou clientes em potencial, dentro de um determinado período. Isso é feito quando a empresa fornece algo de valor ao usuário, como a assinatura de uma newsletter, o download de um e-book ou  uma consultoria gratuita. Ele, em troca, fornece informações pessoais, como seu e-mail, por exemplo.

Cada novo contato que entra no banco de dados da empresa, de forma que o setor de marketing e vendas possam atuar, conta como porcentagem nesse indicador.

3.CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Pelo termo, já dá para imaginar o que esse indicador significa, não é mesmo? O CAC mede o custo que cada cliente teve em sua estratégia de Marketing Digital. Assim, os gestores podem ter uma ideia de quanto estão gastando para conquistá-los.

O cálculo é o seguinte:

CAC = investimento total para a aquisição de clientes/clientes conquistados

Por exemplo, uma clínica médica tem um setor de Marketing composto por três funcionários. Cada um deles recebe um salário de R$ 3.000,00. Além disso, a equipe possui um orçamento total de R$ 2.000,00 para investir em ações de Marketing Digital.

Caso se queira calcular o CAC de um trimestre, por exemplo, é só somar o valor total do investimento, no caso os salários e os gastos com marketing, e dividir pelo número de clientes conquistados naquele período. Assim, se saberá quanto foi investido em cada um deles.

4. LTV – Life Time Value

Em português, Valor do Tempo de Vida do Cliente. Esse indicador é muito importante para aquelas empresas que oferecem contratos longos, e querem saber quanto conseguem lucrar por cliente durante determinado tempo.

Por exemplo, se o valor mensal pago em média é de R$ 200,00, o LVT do cliente em um ano será de R$ 2.000,00.

Como dissemos, assim como é muito importante planejar as ações de Marketing Digital, de modo que sejam assertivas e bem direcionadas, medir resultados torna-se fundamental para o sucesso das estratégias. 

Ficou interessado em saber mais sobre indicadores de Marketing Digital?Comente aqui para que possamos trocar ideias e ajudar com possíveis dúvidas e informações!

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